CONSULTORIA: (Re) Aproximação do Design e Artesanato: Fibra e Aço

D'us te abençoe!


Consultoria de Design e Criação de Produtos Artesanais em Fibra de Taboa para o Projeto Inovação e Design no Artesanato Capixaba, para o Grupo NABoa, no Município de Anchieta. E.S. Sebrae e SAMARCO.

Este grupo é patrocinado pela empresa de Mineração Samarco, através do setor ambiental e relacionamentos com comunidades do entorno da empresa. 


Período: 06 e 07/2007
Carga horária: 90 horas



A fim de adquirir um conceito que norteasse essa intervenção, fiz primeiramente uma visita a toda área interna da empresa, conversei com funcionários, e recolhi alguns produtos produzidos pela mesma, assim como elementos utilizados na produção e os descartados, no setor de sucatas. Depois fiz uma reunião com o grupo, cerca de 35 pessoas, e verifiquei que precisariam também de um refinamento da técnica do trançado.

Depois deste primeiro contato, fiz um levantamento do entorno da lagoa Mãe Ba, de onde retiram a matéria prima, a fim de identificar algum elemento iconográfico. E em todo lugar que me encontrava, a imagem da Samarco era constante. Desta forma surgiu a idéia da utilização das sucatas e dos pélets na confecção dos produtos.


No dia seguinte fiz uma reunião com a coordenadora deste projeto da Samarco e obtive aprovação da idéia e em seguida com o grupo e a resposta também foi favorável. Apresentei as idéias de produtos e demos início ás oficinas.

Alguns produtos vêm embalados em chapas de ferro e são descartados. Também há tubos de várias bitolas e vergalhões. Então foram criados sousplats, porta-copos, candelabros com estes materiais com trançados ou crochet de fibra de taboa.

À medida que a oficina se desenrolava, percebi que jogavam fora muito material, e trabalhavam somente com o “fio ouro”, termo que inventei há 4 anos atrás quando fiz uma intervenção em Serra, Espírito Santo, e com a palha. Deste material jogado fora, retirei um fio muito resistente que torcido é perfeito para crochet e o restante utilizou para a confecção das embalagens.

Também percebi que consumiam muito refrigerantes e desta forma tinham quantidades de garrafas pet. Criei Spagueteiras com este material, revestido de um trançado da fibra com tampa de ferro.

Diferente dos NPCA’s implantados por mim, sempre que entro no âmbito do aperfeiçoamento da técnica, encontro resistência. Pois durante as oficinas, sempre vou educando o olhar e introduzindo alguns conceitos fundamentais do design, como simetria, forma e função, cores, uniformidade, movimento e outros. 

Há que se ter muito tato nesta hora para não ferir mas também muita firmeza para conseguir resultados em tão poucas horas. Neste case, gastei mais de 10 dias e para que me ouvissem tive que parar tudo e fazer uma reunião onde perguntei se haviam pensado por que me contrataram. Estaria ali se não precisassem de meus serviços? 

Desta forma consegui que prestassem atenção no que estava falando, a resistência foi quebrada e a oficina fluiu com a adesão de quase todo grupo. 



 Estes produtos foram lançados em uma exposição organizada pelo Sebare Es na 14a em Feincartes e receberam muitos elogios.