Angela Camolese



BIOGRAFIA & METODOLOGIA DE TRABALHO
Angela Camolese Nespoli começou seus estudos em Ciências Sociais na PUC de São Paulo e se formou em Design de Interiores no Estado do Espírito Santo.

Atualmente desfruta de uma expressiva experiência em design de produtos com acabamento artesanal.

Encantada com a diversidade material do Espírito Santo, tem pesquisa sobre técnicas artesanais de diferentes etnias que colonizaram essa região.

Percorre os núcleos de produção e comercialização de artesanato de referência cultural em várias cidades do Estado, como consultora para criação de novos produtos com iconografia própria.

Para Angela Camolese, design é qualidade de vida e cidadania. Desde a concepção, passando pela escolha de materiais e o custo de produção, até o que será feito com objeto quando esse se tornar obsoleto, aplica estratégias de sustentabilidade.

Seu princípio é considerar os conceitos e critérios do design sustentável como uma ferramenta nas interfaces homem-objeto-meio-ambiente. Design é projeto e, desta forma, pode-se projetar a esperança de um mundo melhor.

O grande desafio da designer é aproximar a industria e o artesanato. Como o parque tecnológico do Brasil é ainda inexpressivo, acredita que o acabamento artesanal é uma entrada para a solução mercadológica num cenário de globalização.

Esse grande diferencial traz uma identidade expressiva construída a partir dos materiais e técnicas artesanais locais; além de incluir socialmente quase 90% da população que não está qualificada para o trabalho nas indústrias.