Sustentabilidade e madeira de demolição

D'us te abençoe!



Ando muito pensativa e apreensiva com a quantidade de madeira de demolição utilizadas nos espaços de mostra de decorações e no uso indiscriminado deste tipo de matéria prima, bem como, com as explicações que tentam fazer link entre este material e a sustentabilidade, por parte das revistas de decoração.




 Afinal a informação está sendo passada para um grande número de pessoas leigas. Querendo ou não, os veículos de circulação promovem a aculturação da população. E aqui neste ponto, o  discurso começa a ter responsabilidade. Muito se escreve, muito se fala e muito pouco se ensina e ainda menos se pratica.






Existe um estudo básico dentro do tema SUSTENTABILIDADE, que é chamado de 3Rs:
REDUZA - REUTILIZE - RECICLE.
Mas quero chamar atenção para o RCD (Resíduos Sólidos da Construção e Demolição).
Este assunto tem me incomodado e preocupado. É um tema voltado para as pessoas, entidades, empresas e organizações comprometidas com a transformação da realidade brasileira.
Acredito que é possível integrar áreas de conhecimento através de novas formas de organização com responsabilidade e compromisso social.
Informação e conhecimento são coisas distintas.
Madeira de demolição é um resíduo sólido da construção e demolição? Sim!!!
Devem ser reutilizadas? Sim!!!



O que é uma tendência, no entanto, é o uso de madeiras ecologicamente corretas, que são adquiridas tanto por meio do plantio responsável, de manejo, quanto pelo uso de madeiras de demolição. Com a extinção de florestas e a proibição do corte de diversos tipos de árvores pelo Ibama, as vezes a madeira de demolição é o melhor ou o único meio de encontrar certas espécies proibidas e, ou já em extinção.
Mas, a preocupação vem do fato que para atenderem a demanda da "tendencia" devido a desinformação dos meios de comunicação de Interiores e Arquitetura, estão demolindo, para vender essas madeiras de “Demolição”!!! Ou seja, o conceito de sustentabilidade foi pelos ares!!! O objetivo principal, R da Reutilização de matérias, para evitarmos lixo e entulhos, que se propõe, mais uma vez, deu origem a uma busca desenfreada pela matéria prima, que nos leva a uma reflexão...


Identidade: Uma questão de memória...


A madeira de demolição é recuperada de casarões, igrejas ou outras construções antigas que utilizaram a madeira. Além da estética, a madeira de demolição agrega valor histórico ao objeto, e algumas peças podem ter até duzentos anos de história. Uma matéria-prima versátil, sem duvida, mas e as conseqüências?




Este modismo está acabando com nosso Patrimônio Histórico, um bem material, natural ou imóvel, que possui significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade.



Estes casarões foram construídos pela sociedade no passado, por isso representam uma importante fonte de pesquisa e preservação cultural. Representam uma época importante da historia do Brasil e, portanto, faz parte de nossa memória cultural!
Esta memória é um elemento fundamental na formação da identidade cultural do Brasil, e no registro de experiências significativas de toda uma geração.

Alternativas...
Exite hoje no mercado, um sem número de novos materiais com os mesmos padrões de texturas, cores que imitam as madeiras. De Cerâmicas ao Porcelanato, do MDF aos Pisos Vinílicos, apresentam-se como uma das entradas para resolvermos o grande problema das demolições que vem acabando literalmente com nosso acervo de memoria cultural...

Este  Revestimento de Parede, por exemplo: É Porcelanato e apresenta a mesma ranhura, e padrão de uma madeira de Demolição... Até o esbranquiçado do mofo, rsrs PERFEITA!!! Produz a sensação visual e emocional da madeira, quebrando a frieza da Louça Branca...



Este outro revestimento de parede é cerâmico. Imitando o trabalho artesanal que se gaz com resíduos de madeira! Lindo!!!


Piso de Vinílico imitando a Madeira de demolição Patinada! E pode lavar!!! Sendo que estes, não são frios ao toque, mas quentes, chegando mais proximo ainda da sensação de estarmos pisando em madeira Natural!
GOL!!!


Porcelanato anti-derrapante! Perfeito para escadas e áreas molhadas!!!


 Este piso é fantástico: Imita as madeiras de lei (que vinham com as numerações)
quando saiu a lei das madeiras que poderiam ser vendidas pela "lei"...
GENIAL!!!


O MDF, é uma alternativa que veio para salvar as florestas!!! Podem ser usados de 3 maneiras: Revestidos de Melamina vinílica (conhecida pela marca Formica), por madeira lâminas de Madeira Natural,  e as já melamínicas, com uma impressão imitando madeira.
Esta porta de recolher em MDF, padrão Carvalho, mantem a imponência e a nobreza da madeira Natural...
CHIQUE!!!


Neste momento em que sociedades passam por massificação através da globalização, informação e interação entre essas culturas, creio que devemos valorizar e preservar para não perder conhecimentos e identidades. 
Caso contrário, seremos um povo sem memória, sem identidade, e, assim, fora do mercado!
Gostaram?
Deixem os recadinhos carinhosos...
Yupiiiiiiiiiiiiiii Viva a vida 
com Design e sustentabilidade!!!
Carinhosamente, 
Angela Camolese